top of page
Projeto de Conservação

Em 2010 iniciamos um plantio modesto de mudas nativas às margens do Rio Taquaral, depois de 12 anos essa semente evoluiu para a criação do Refúgio das Araucárias e para a consolidação do projeto de restauração ecológica destinada à proteção da natureza.

A reserva tem uma área de 30 hectares, inclui três nascentes e 1.400 metros de extensão às margens do Rio Taquaral. 


O projeto de restauração ecológica do Refúgio das Araucárias é financiado com recursos próprios. Nossa motivação é o desejo de reconstruir um pedaço da imponente floresta tropical, e devolver um lar para pássaros, mamíferos, répteis e parte da infindável biodiversidade que um dia habitou essa região. 

Mas durante este percurso, recebemos maravilhosas colaborações, como doações e subsídios do Parque Estadual Carlos Botelho, de institutos, de empresas e admiradores do projeto. Contamos também com importantes colaborações de voluntários de várias partes do mundo, que chamamos carinhosamente de "residentes temporários do Refúgio das Araucárias", que chegaram até nós pelos aplicativos de voluntariado e pelas redes sociais.

Reserva Ecológica Refúgio das Araucárias

Ednilsa Oliveira

Mais conhecida como Edi, sou formada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especializada em Psicomotricidade Relacional pela Clínica Movimento, nadadora e ex-atleta de triathlon. 

 

Sou Personal Trainer e atuo na área desde 2001. Também atuei como professora de natação e hidroginástica e fui sócia da empresa Biocomp Gestão de Resíduos Orgânicos.

Proprietária da Reserva Ecológica Refúgio das Araucárias, amante da natureza e dos animais, e mãe de três meninas adoráveis 🐾Hiena, Tina e Filomena.

Adilson Brito

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especializado em Gestão e Gerenciamento Ambiental e Diplomado em Saneamento pelo Institute for Water Education IHE/Unesco. 


Ao longo dos anos concluiu cursos de ​Agricultura Orgânica; ​Técnicas de Com​postagem​; Gestão de Resíduos Sólido​s​; Educação Ambiental; Ilustração Botânica no London Botanical Institute em Londres; Editoração e Edição de Imagens e Vídeo pela Universidade de Brasília. Além de cursos de ​Primeiros Socorros.

Fui proprietário da empresa Lobo-Guará Consultoria Ambiental e da BioComp até 2018, e desde então atuo na implantação da Reserva Ecológica Refúgio das Araucárias e do Projeto Conecte Habitat Natural com atividades que incluem restauração de áreas degradadas, implantação de trilhas e acessos, planejamento ambiental e práticas sustentáveis.

Projeto Árvoore

A GeoTibagi Consultoria Ambiental e a Morgado Expedições lançam a Iniciativa Árvoore, que tem como proposta compensar as emissões de carbono provenientes do turismo aéreo. A Reserva Ecológica Refúgio das Araucárias orgulhosamente participa como parceira da Árvore na implantação das árvores da espécie bracatinga e araucárias. Em dezembro, a reserva realizará um reflorestamento de um hectare, plantando 450 mudas de bracatingas e 56 araucárias, correspondendo aos clientes da Morgado Expedições que atualmente estão no Everest. A ação irá equilibrar as emissões de gases de efeito estufa geradas por esse grupo. Os participantes da iniciativa poderão acompanhar o plantio e desenvolvimento das árvores através de relatório periódicos e até mesmo visitas à reserva.

 

Para detalhes sobre a compensação de carbono nas suas viagens aéreas, entre em contato com nossa equipe ou com o responsável técnico da GeoTibagi Consultoria, o Tom Grando.

Reserva Ecológica Refúgio das Araucárias
bottom of page